Jail Break

9 de julho de 2019

Jail Break é um jogo de tiro com rolagem horizontal desenvolvido e lançado originalmente pela Konami em março de 1986 para os fliperamas. Saído no mercado japonês com o nome Manhattan 24 Bunsho, este shoot ’em up foi inspirado no clássico filme de 1981 de John Carpenter: Fuga de Nova York (Escape from New York), apresentando um policial que sozinho deve eliminar hordas de presidiários que escaparam da cadeia e resgatar o diretor desta instalação.

Um game bastante avançado para sua época, Jail Break oferece um bom movimento multi-sprite e inteligência artificial suficientemente decente para frustrar o jogador. Ele também tem uma série de efeitos sonoros de fala que dão pra entender, como “Help me!” (“Ajude-me!”), “Save the hostages” (“Salve os reféns”) ou “The warden has been taken hostage” (“O diretor foi feito refém”).

O Jail Break ganhou ports para outras plataformas, como o Amstrad CPC (1986), Commodore 64 (1986), Xbox 360 (2010) e ZX Spectrum (1987). Só não entendi como ele não ganhou versões para consoles caseiros da época, acredito que até plataformas como o NES e o Master System teriam ganhado ports fieis deste jogo que parece ser divertido. Vai ver, pelo fato de ser papa ficha, espantou alguns jogadores e não chegou a fazer o sucesso que justificasse…

Vídeo

O vídeo acima foi narrado, produzido e publicado pelo canal Defenestrando Jogos como parte da sua série Fliperama Nostálgico, e traz informações e curiosidades de um jeito descontraído, mas sem deixar virar besteirol.

Enredo

Um rebelião de prisioneiros resulta na fuga dos piores criminosos na cidade de Manhattan, que sequestraram o diretor para fazê-lo de refém e colocam em risco a população inocente. O único que pode impedir que a cidade seja tomada é um destemido policial que, munido de armas, deve eliminar ou prender multidões enlouquecidas de vagabundos enquanto resgata cidadãos que estão presos nas ruas sob fogo cruzado. O policial deve abrir seu caminho através das ruas do centro de Nova Iórque, de um parque, de uma ponte e, eventualmente, em uma prisão.

Gameplay

Jail Break é um shoot ’em up bem difícil onde o protagonista pode atirar para as oito direções que conta com um botão para atirar, outro para trocar de armas e o direcional. O policial vai correndo lateralmente pelas fases, da esquerda para a direita, enfrentando uma grande quantidade de inimigos. As fases variam entre ruas do centro da cidade, parque, ponte e uma prisão.

O protagonista também deve resgatar os reféns que ficam entre o tiro cruzado, o que deve garantir armas como uma bazuca, rifle e um lançador de gás lacrimogênio. Caso algum destes cidadãos inocentes seja atingido, o jogador perde todas as armas, voltando para a pistola inicial.

Curiosidades

  • A tradução do título deste jogo em japonês é “Manhattan 24th Precinct, NYPD Station 151, West 100th Street”, uma referência à uma delegacia de polícia real de Nova Iórque;
  • Existiam rumores de que o jogo tem um final onde aparece uma mulher pelada brevemente durante a cerimônia final. Não se sabe se é verdade;
  • Não se sabe também se é possível matar os motoqueiros se você ficar no mesmo ponto por muito tempo;
  • Consta que o Jail Break foi colocado na infame lista alemã pelo BPjS, tendo portanto restrições legais naquele país;
  • Donn Nauert detém o recorde oficial deste jogo com 185.900 pontos.

Screenshots

Dicas e manhas

  • A quinta fase se passa na prisão. No final deste estágio, o diretor estará preso a uma cadeira e guardado por vários prisioneiros. Você não pode acertar o diretor nem ao menos com um tiro, caso contrário, é game over;
  • Cada vez que o jogo é terminado, ele reinicia em um nível de dificuldade maior ainda. Se cada uma das cinco fases for completada 20 vezes, você alcança a fase 100, mas a dificuldade volta para a da primeira;
  • No início da fase, resgate quatro reféns em seguida para pegar a arma de gás lacrimogênio. Atire no bandido que fica pela janela dos prédios que vai aparecer uma loira vagabunda com as tetas de fora. Isto também acontece em outros pontos do Jail Break.

Mais jogos antigos

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!