Gaming DooM Awards 2020 – Os 10 mods para Doom mais interessantes do ano

Nos Gaming DooM Awards de 2000, elegemos os 10 mods para Doom mais interessantes que apareceram nesse ano. Confira a lista, com vídeos, informações e, claro, downloads.

31 de dezembro de 2020

Na primeira edição do nosso “Troféu Imprensa”, os Gaming DooM Awards de 2000, elegemos os 10 mods para Doom mais interessantes que apareceram nesse ano.

Foi uma lista preparada pela diretoria do nosso canal do Discord bem simples mesmo. Os mods não foram divididos em categorias nem posicionados do pior pro melhor (ou vice-versa) como em alguma toplist da vida. Entretanto, valeu a pena escolher 10 PWADs pra divulgá-los ainda mais e fechar o ano bem.

Pra ficar mais legal e ter conteúdo pro canal, gravei os Gaming DooM Awards 2020 no 31º episódio da Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados a respeito do FPS da id Software:

Note que o vídeo foi feito bem as pressas e de maneira casual. Não tive tempo pra preparar nada mais sofisticado nem pesquisar sobre os mods antes. De qualquer maneira, acho que deu pro gasto.

Enfim, vamos à lista:

Jazz Jackrabbit Doom TC

Desenvolvido pelo BassSlapper89, o Jazz Jackrabbit Doom TC busca trazer o excelente jogo de plataforma de PCs dos anos 90, Jazz Jackrabbit, para o nosso icônico shooter. Combina um belo visual colorido e retrô com ação e elementos do original da Epic MegaGames adaptados com muito capricho.

Pra completar, o BassSlapper89 também criou a edição de natal desta conversão total, o Jazz Jackrabbit Doom: Holiday Hell Hare!

No vídeo abaixo, dou uma explorada preliminar no Jazz Jackrabbit Doom TC. Dá pra ver é pura nostalgia e diversão:

Download & info do Jazz Jackrabbit Doom TC

War Trophies

O WarTrophies é um mod leve e de alta compatibilidade que visa fornecer rastreamento de estatísticas em suas armas, algo visto em vários games como Quake Champions. Projetado pelo Tapwave e desenvolvido por Accensus, este mod visa fornecer a experiência do FragTrak original com qualquer arma, qualquer monstro.

Download & info do War Trophies

Combined Arms: Gaiden

O Combined Arms: Gaiden é um simples weaponset com o tema do Nintendinho 8-bit. Combina um excelente visual retrô com muitos sprites de armas personalizados e algumas outras peculiaridades divertidas. É uma edição do Combined Arms feita pelo próprio Combine_Kegan.

No vídeo abaixo, o Tyrant120 jogou o Combined Arms: Gaiden com o Overheat, Catacomb 3D monsters for Doom 2 e EGA Doom:

Download & info do Combined Arms: Gaiden

Punkwild

O Punkwild é um mod de gameplay fortemente inspirado em nomes como DemonSteele e Psychic, onde você assumirá o controle do Jazz, uma garota punk durona e esperta que está de saco cheio de demônios.

Abaixo, tem um vídeo do Punkwild:

Download & info do Punkwild

Spawn: Path to Damnation

Mais uma criação do GAA1992 (Dr_Cosmobyte), o Spawn: Path to Damnation traz o popular personagem criado por Todd McFarlane, junto com suas armas, power-ups, magias e habilidades, para o Doom. É cheio de ação, conta com estilo consistente e apresenta um agradável ar retrô.

No vídeo abaixo, jogo o Spawn: Path to Damnation com o Colourful Hell no mapa Stranded in Hell. Deu pra mostrar bastante armas do PWAD:

Download & info do Spawn: Path to Damnation

Doom: Eternal Slayer

Desenvolvido pelo zheg, o Doom: Eternal Slayer apresenta-se como um novo mod de gameplay jamais visto no Doom clássico. Traz perspectiva em terceira pessoa, protagonista totalmente feito em modelo 3D, animações muito maneiras, possibilidade de meter muito combo no melee e bastante velocidade e ação.

Abaixo, tem o trailer oficial do Doom: Eternal Slayer para você sentir o drama:

Download & info do Doom: Eternal Slayer

Major’s Minecraft Mania

Chamado também de Triple M, o Major’s Minecraft Mania é tipo um mod invasion para Doom do Major Cooke que coloca as mobs do Minecraft para atacar o jogador.

O PWAD é bem simples e promete ampla compatibilidade, o que significa que pode ser jogado com diversos outros mods (sim, Brutal Doom incluído).

Abaixo, temos um trailer oficial (enorme) de gameplay do Major’s Minecraft Mania:

Download & info do Major’s Minecraft Mania

Behead the Undead 2: Project Crypt

O Behead the Undead 2: Project Crypt é um jogo de tiro em primeira pessoa de terror e zumbis inspirado em Cry of Fear desenvolvido sobre o (GZ)Doom pela Largehard.

Combina uma atmosfera relativamente tensa e sombria com recursos que deixam o jogo com um aspecto totalmente diferente do Doom. Outro destaque também é progressão entre as fases: o BTU2 apresenta layouts complexos, mas que não atrapalham o fluxo da partida, não precisando daquelas chatices de backtracking etc. Pra completar, foi feito para dar a impressão que se passa em um mapa muito grande.

Abaixo, temos o showcase do Behead the Undead 2: Project Crypt feito no nosso esquema tradicional:

Download & info do Behead the Undead 2: Project Crypt

Live Through DOOM

Desenvolvido pelo -Ghost-, o Live Through DOOM é um mod standalone para o GZDoom que combina a jogabilidade moderna do Brutal Doom com muitos novos recursos que o tornarão mais próximo de um survival horror, promovendo renovação e valor de replay aos bons jogos antigos e mapas personalizados.
 
Dá uma fragada no vídeo abaixo pra você ver de qual é:

Download & info do Live Through Doom

Hellrider

Uma criação do nosso amigo Endie (ou Moa Dixøn), o V.I.R.G.E.N Hellrider é um impressionante mod de gameplay que te coloca no papel da Rachel “Hellrider” Williams, uma moça zangada que tem uma certa afinidade com armas de fogo em geral.

O trabalho apresenta muito tiroteio, ação, belas animações e gráficos todos combinando, tudo muito consistente e caprichado.

Além disso, ele desenvolveu grande parte do mod num celular. Dá pra acreditar?

Abaixo, você pode conferir um pouco desse belo trabalho em seu trailer oficial:

Download & info do Hellrider

Menções honrosas

Os mods abaixo iriam ser premiados no Gaming DooM Awards 2020, mas foram deixados de fora do vídeo não pela falta de qualidade, e sim porque não consegui achar muita informação sobre eles pra apresentá-los direito (ou estavam muito WIP ainda, minha cabeça ruim esqueceu ou só fiquei sabendo deles depois que fechei o vídeo):

Enfim, é isso aí. Acho que, se der tudo certo, ano que vem faremos uma edição mais caprichada do Gaming DooM Awards, senão fazemos mais uma premiação picareta mesmo que tá bom demais.

De qualquer maneira, deixe as suas considerações sobre esses mods nos comentários, quais mods ficaram faltando, etc.

Valeu!

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!