Como resolver o problema de screen tearing no GZDoom

Artigo que ensina como resolver o problema de screen tearing (tela rasgada) no GZDoom/LZDoom/Zandronum que deve funcionar pelo menos em placas Nvidia GeForce.


21 de março de 2022

Algumas vezes no passado, experimentei um problema ao jogar no GZDoom, o source port do Doom mais avançado e sofisticado até o momento, onde a tela parecia “rasgar” em alguns pontos, como se uma parte ficasse deslocada horizontalmente alguns pixels da outra.

Verifiquei este problema em tela cheia em placas de vídeo Nvidia (GeForce) dependendo de como a câmera se movimentava. Fazendo uma pesquisa, descobri que isso é conhecido como “screen tearing”, e não é tão incomum assim. Então resolvi compartilhar, neste artigo, o que fiz pra ajeitar.

Só lembro de ter tido este problema de tela rasgada no modo Hardware de renderização (mas posso estar enganado). Todavia, este esquema deve funcionar também em outros ports derivados do ZDoom, como o LZDoom e Zandronum. Outra coisa é que, de acordo com o que pude pesquisar, pode funfar também em outras placas de outras fabricantes.

Pois bem, a solução se passa por ativar o Vertical Sync (Sincronização Vertical), e o GZDoom tem essa configuração embutida no Options > Display Options.

Caso não encontre esta opção, use a funcionalidade de busca do GZDoom (“Option Search”), disponibilizada em algumas das últimas versões:

Note que ativar a VSync vai travar sua taxa de frames por segundo em até 60 fps, salvo engano, mas sei lá qual o tipo de compulsão que alguém tem pra só conseguir jogar Doom com mais do que isso.

Outra coisa que faço, embora não saiba se é necessário ou redundante, é ativar a Sincronização Vertical e o Buffering Triplo na tarefa “Gerenciar as configurações em 3D” por programa específico na ferramenta “Painel de controle da NVIDIA”.

Não mexo nas configurações globais, apenas seleciono os ports de Doom e outros eventuais programas onde posso ter este problema de screen tearing:

Talvez, apenas esta configuração do Painel de controle da Nvidia baste e não faça o GZDoom limitar o fps do jogo, mas realmente não faço ideia e estou com preguiça pra testar. Pra mim, do jeito que está, funcionando, tá bom demais, especialmente pra gravar e tal.

O vídeo abaixo foi gravado com estas configurações. Dá pra ver claramente que não se tem nenhum problema de screen tearing:

Pra quem não entendeu o que está acontecendo no vídeo, usei o GZDoom para carregar os mods Indiana Jones, WolfenDOOM: The Original Missions, 10.5x, Nash’s Gore Mod, Universal Weapon Sway, SBrightmaps, Bloom Boost e Tilt++.

É isso aí. Isso deve resolver este problema aí.

Se você descobrir mais algum detalhe sobre esta questão de screen tearing no GZDoom, LZDoom, Zandronum e tal, não hesite de compartilhar aí nos comentários.

Agradeço desde já!

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Como resolver o problema de screen tearing no GZDoom”

  1. Mauro disse:

    Em teoria, bastaria habilitar o Buffering Triplo nas configurações da placa de vídeo para não haver mais screen tearing, sem necessidade de habilitar a Sincronização Vertical dentro do GZDoom nem na placa de vídeo. No meu caso funciona, mas não posso dizer que funcione para todo mundo porque uso Linux.

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!