Friday the 13th: Jason’s Doom [Mapa Doom 2]

13 de março de 2015

Bem numa sexta feira 13, publicamos aqui o Friday the 13th: Jason’s Doom, um mapa criado por Kontra Kommando para o Doom II cujo o tema é justamente a icônica franquia de filmes de terror Friday the 13th (Sexta Feira 13).

Com exceção das armas novas e a música de titulo, a qual foi tirada dos filmes mesmo, o mapa e o Jason foram feitos com recursos (sprites, texturas e trilha sonora) ripados e adaptados do game Friday The 13th, do Nintendinho 8-bit, como você pode perceber pelas cores, estilo e tudo mais. Como este jogo original é um lançamento de 1989, isso deu um clima simples e nostálgico, mas também colaborou para o suspense, apesar de ficar tudo colorido e pixelado.

Vídeos

O vídeo acima é o nosso showcase tradicional do Friday the 13th: Jason’s Doom, que mostra o gameplay, apresenta o mod e faz um pequeno review sobre o mesmo.

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Armas e mapa

Friday The 13th: Jason’s Doom também apresenta armas personalizadas, como uma besta, aquela bomba do Duke Nukem 3D, arma sinalizadora, machete e uma nailgun baseada no Quake III Arena. A pistola normal do Doom e a escopeta de 1 cano estão presentes também.

O WAD consiste em apenas um mapa, que termina quando você finalmente elimina o Jason, o que não é uma tarefa fácil, pois ele é bem rápido e teleporta para trás do jogador toda hora, que, se tomar apenas um golpe, vai pro saco. Sem contar que ele aguenta dano demais. Pra você ter uma idéia, alguns os aliados do Brother in Arms (é compatível) morrem pra ele.

Outra coisa que não facilita é que o mapa foi feito com texturas muito simples, ripadas do jogo original, como dissemos, e assim é difícil você se situar na casa, pois parece tudo igual. Se você não conhece o mapa de cabeça, poderá entrar numa enrascada com o monstro te encurralando em algum beco escuro da cabana. Isso dificulta a você a catar as armas também, e elas já não são tão boas como as originais do game (eu queria meter tiro de BFG na boca do Jason) e a munição é escassa.

O WAD também implementou o Sergeant_Mark_IV’s Universal Gore Mod T4, o MOD que possibilita essa sanguera toda ficar espalhada na parede. Ele foi criado pelo desenvolvedor do Brutal Doom e sua versão mais atualizada é o Bolognese Gore Mod.

P.S.: Quando você finalmente vence o Jason, a história acaba e o mapa termina, mas você pode jogar as missões normais do Doom II com as armas do WAD se quiser, embora fique meio ruim, pois os monstros teleportam e tal.

Enredo

Você tem que derrotar o Jason Voohees do game da LJN pro NES, Friday the 13th. Jason espreita em cada esquina, doido para enterrar a machete em você. Ele vai desaparecer em pleno ar e aparecer bem atrás de você, para acabar com sua vida. Você tem que sobreviver a Sexta Feira 13.

Em outras palavras, o Jason tava achando que o Doomguy era que nem aqueles adolescentes bobocas e escandalosos que ele mata nos filmes e foi se meter com ele…

Screenshots

Compatibilidade

Você precisa do GZDoom para rodar este WAD. Testamos nas versões 1.8.2, 2.3.0, 2.4.0 e 3.2.0 deste port e funcionou de boa em todas. O Zandronum 3.0 também parece ser compatível.

Além disso, você precisará do IWAD do Doom II ou algum do Final Doom. A boa notícia é que se você não tiver a versão original deste arquivo, a do Freedoom (phase 2) serve tranquilamente.

Deu para jogar com o ZDoom 2.8.1 sem travar nem nada, mas o piso e o teto do mapa ficam zuados.

Saiba mais

  • Friday the 13th do NES – Versão online para você jogar o game original no qual este mod foi baseado.
  • Página do Friday The 13th: Jason’s Doom no Mod DB – Com mais informações, link de download, possíveis updates e tal. Em Inglês.
  • Jason’s Doom no Mega – Link alternativo para download para quem prefere usar ou baixar no Mega. O link está protegido e vai pedir pra você resolver um captcha e aguardar uns segundos, mas funciona e ajuda a gente a manter o site. Obrigado!
site ou autor do arquivo Kontra Kommando tamanho do arquivo 2,93 MB licencaGrátis download link Download

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