Heretic E1M1 to Map 01

20 de junho de 2018

Heretic E1M1 to Map 01 é uma conversão da primeira fase do Heretic para o Doom II feita por mim, o Facínora.

O PWAD utiliza exclusivamente recursos do Doom 2, exceto pela trilha sonora (a da The Docks mesmo, composta por Kevin Schilder), e mantém praticamente os objetos e inimigos em suas posições originais, com alguma ou outra modificação ou liberdade tomada a fim de balancear o mapa ou mantê-lo jogável.

Ah, antes que me esqueça, os pontos de início tanto para deathmatches quanto para partidas single player ou cooperativas também estão presentes no Heretic E1M1 to Map 01.

Vídeos

Acima, tem o showcase do Heretic E1M1 to Map 01 feito no nosso esquema usual.

Algumas considerações sobre o mapa

Este projeto se iniciou antes mesmo da Gaming Room existir, resultado de um teste feito pelo Monsterman com um programa antigo chamado WAD1TO2 que converte mapas do Doom 1 pro Doom 2. A fase ficou jogável, mas as texturas ficaram todas zuadas e alguns objetos do mapa atrapalhavam a movimentação ou simplesmente pareciam fora de lugar. Por causa disto, este WAD nunca foi apresentável para ser publicado no site, ficando no limbo por décadas até eu finalmente resolver terminá-lo, visto que, embora não seja nem de perto um projeto extraordinário, é importante pra gente por uma série de motivos.

Entretanto, algumas coisas no mapa estavam ainda muito sambadas para serem aproveitadas, e achei melhor refazer quase tudo do zero, alterando as texturas e alguns dos objetos do mapa na mão, a fim de
deixar mais eye candy e ajustar a sua dificuldade, visto que o WAD1TO2 usa Lost Souls no lugar dos
dos Gargoyles e é meio complicado (e chato) enfrentar essas porcarias de caveiras só na pistolinha.

O mapa tem muito espaço pra correr, combina espaços estreitos com abertos e não tem nenhuma parte
intrincada para te deixar perdido e longe da ação. Rola umas disputas boas, ao meu ver. O Tyrant120, que também curtiu a parada, disse que o mapa tem um gameplay extremamente versátil, funcionando bem tanto no vanilla quanto com os mais diversos tipos de mod.

Screenshots

Compatibilidade

O mapa vem em uma versão compatível apenas com derivados relativamente novos do ZDoom (E1M1HERE.WAD), testada aqui no GZDoom (1.8.2, 2.4.0 e 3.4.1), Zandronum (2.0 e 3.0) e no ZDoom 2.8.1; e outra (E1M1-VAN.WAD) que funciona até no DOOM2.EXE, o que também implica que roda em quaisquer outros ports, como Chocolate Doom, Odamex, PrBoom, EDGE etc.

O Heretic E1M1 to Map 01 precisa do IWAD do Doom II: Hell on Earth, algum do Final Doom ou da Phase 2 do Freedoom pra poder ser jogado.

Changelog

  • 27/06/2018 – Versão 1.1, com algumas correções nas texturas;
  • 22/06/2018 – WAD lançado pro público pela primeira vez;
  • 1998 – Primeira conversão do mapa feita pelo Monsterman.

Saiba mais

site ou autor do arquivo Gaming Room tamanho do arquivo 109 KB licencaGrátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!