Doom 64 não se passa em Marte

14 de novembro de 2019

O enredo do Doom 64, o peculiar Doom do Nintendo 64, ao contrário do que parece sugerir o manual do jogo, não se passa em Marte, pelo menos não inicialmente.

No dia 14 de novembro de 2019, um usuário do fórum do Doomworld, o Revenant100, parece ter finalmente encontrado o local onde a ação deste jogo de tiro em primeira pessoa ocorre, algo debatido pelos jogadores por muitos anos (o Doom 64 foi lançado em 1997) e ele arrumou evidências em fontes oficiais que podem ser motivos para canonizar sua descoberta.

Resolvi falar sobre isto no quarto vídeo da nossa série de Curiosidades do nosso canal:

P.S.: a curiosidade extra apresentada no vídeo acima, a respeito dos bonecos do Power Ranger e os monstros do Blood, é detalhada aqui.

O Revenant100, membro bem antigo do fórum do Doomworld, criou um tópico onde ele compilou as evidências e as conclusões que ele tirou. Ele começa falando sobre a sinopse do jogo dada no manual, que é bem vaga sobre seu local de ação, embora pareça sugerir que ele seja a superfície do Planeta Vermelho:

Exibir conteúdo: Enredo do Doom 64

Entretanto, de acordo com a página oficial do Doom 64 numa versão antiga do site do próprio Nintendo 64, temos umas informações que nos levam a crer que o Doomguy não foi enviado exatamente para Marte de novo:

"An unseen entity from beyond, cloaked by radiation, has rejuvenated the rotting carnage of Phobos.

“An unseen entity from beyond, cloaked by radiation, has rejuvenated the rotting carnage of Phobos.”

Traduzindo a frase acima, a qual foi tirada da página Dawn of the Undead (“Madrugada dos Mortos-Vivos”) do site, fica mais ou menos assim:

“Uma entidade invisível do além, encoberta pela radiação, rejuvenesceu a carnificina podre de Phobos“.

Ou seja, a Spider Mastermind está criando os zumbis em Phobos, um dos satélites naturais de Marte.

Além disto, o Revenant100 também encontrou outra evidência que corrobora que a ação do Doom 64 se passa numa das luas do planeta, não em sua superfície:

The Lost Souls of Phobos search eternally for fresh victims. Namely, you.

The Lost Souls of Phobos search eternally for fresh victims. Namely, you.

A print acima, tirada de outra área do site, mostra uma Lost Soul do Doom 64, com a seguinte frase logo abaixo (traduzida mais ou menos):

“As almas perdidas de Phobos buscam eternamente novas vítimas. Ou seja, você.”

Ou seja, novamente, uma fonte oficial afirma que game acontece em Phobos, ou pelo menos se inicia neste satélite.

É interessante como o Revenant100 termina sua exposição concluindo que o Doom 64 te leva de volta onde tudo começou, pois, de acordo com o enredo oficial do Doom, experiências de teletransporte que a UAC (Union Aerospace Corporation) conduzia nas luas de Marte, Phobos e Deimos, foi o que acabou dando ruim, pois abriram um portal ao Inferno que permitiu aos demônios invadirem a nossa realidade.

Pelo o que entendi, a descoberta mereceu uma edição na página de Marte da Doomwiki e tem tudo para ser canônica, embora não tenhamos nenhuma declaração oficial de algum dos responsáveis pelo jogo, pelo menos ainda. Além disto, como o Doom 64 é cronologicamente o terceiro Doom (se passa depois do Doom II e antes do Doom 3, o qual meio que reboota a franquia), a descoberta pode se encaixar perfeitamente na lore da clássica franquia.

Como extra, O Revenant100 também compartilhou uma arte conceitual do Pain Elemental do Doom 64 que, segundo ele, estava esquecida pelos últimos 22 anos:

Pain Elemental do Doom 64

Será que ainda tem outros desenhos dos monstros de antes de terem feito os modelos?

Referências e mais Doom 64

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!