Códigos de trapaça do Doom

8 de junho de 2009

Neste post, vamos listar todos os códigos de trapaça do Doom e do Doom II, além de mostrar o que cada código ativa.

Originalmente, os chamados códigos de trapaça, ou cheat codes, são usados pelos desenvolvedores de algum determinado game para testá-lo, sem precisar de jogá-lo desde o início, para facilitar e agilizar este processo sempre quando for preciso.

Acontece que, muitas vezes, estes códigos são deixados no game, como é no caso do Doom. E neste clássico game, eles são especialmente úteis, visto que é um dos jogos para os quais são criados mais mapas e mods, por causa do seu código aberto e a grande comunidade modder que é muito ativa.  Assim, você poderá testar seus hacks, seus mapas etc. mais facilmente.

E, se você for um jogador comum, pode aproveitar caso esteja apanhando no jogo, ou por algum outro motivo qualquer.

Então, abaixo seguem os cheat codes para os clássicos FPSs da id, para quem se esqueceu ou nunca soube:

  • IDDQD: Invencibilidade (The God Mode)
  • IDKFA: Todas as armas, Mega Armor (200% armor) e todas chaves (All Weapons, Full Health and All Keys)
  • IDFA: Todas as armas e Mega Armor (200% armor), sem as chaves (All Weapons, Full Health without the keys)
  • IDSPISPOPD: Apenas no DOOM 1, permite atravessar paredes (No clipping mode, only for DOOM 1)
  • IDCLIP: Apenas no DOOM 2, permite atravessar paredes (No clipping mode, only for DOOM 2)
  • IDMUS: Mudar de música (apenas no DOOM 2). (Change music, only for DOOM2): IDMUS seguido do número da missão com a música desejada, apenas de 1-35. Se digitar alguma missão inválida, o jogo vai dar pau.
  • IDDT: Revelar o Mapa Inteiro no modo mapa. (Revealing the entire map in map mode). Digite duas vezes para revelar os monstros e três vezes para voltar ao normal
  • IDCLEV: + episodio e nível (Doom I) ou + número da missão (no Doom 2). Muda de nível (Warping to Different Levels)
  • IDBEHOLD: Pegar ítens extras (Picking up Additional Items). Use da seguinte forma: IDBEHOLD + S (berserk), V (invulnerabilidade), I (invisibilidade), R (roupa anti radiação), A (computador do mapa) ou L (amplificador de luz);
  • IDCHOPPERS: Ganha a serra elétrica (Gives the chainsaw)
  • IDMYPOS: Sua posição em código HEX (Your position in HEX code)

Vídeo

O vídeo abaixo demonstra os códigos de trapaça do Doom na prática: