Códigos de trapaça do Doom

8 de junho de 2009

Aprenda os códigos de trapaça do Doom e do Doom II neste post, além de mostrar o que cada código ativa. Estas trapaças funcionam perfeitamente em alguns outros jogos que foram construídos em cima do engine original do FPS de 1993, como o Final Doom, The Ultimate Doom e o Freedoom [1]. Talvez, os cheats do Doom sejam os mais famosos do mundo, porém muita gente os procura e resolvi listá-los para quem se esqueceu deles ou para quem nunca os soube. 

Podemos falar com alguma segurança que, originalmente, os chamados códigos de trapaça, ou cheat codes, eram usados pelos desenvolvedores de algum determinado game para testá-lo, sem precisar de jogá-lo desde o início ou para facilitar e agilizar este processo sempre quando for preciso [2].

Acontece que, muitas vezes, estes códigos são deixados no game, como é no caso do Doom e do Doom II. E, neste clássico game, eles são especialmente úteis, visto que são uns dos jogos para os quais são mais criados mapas e mods, algo beneficiado pelo seu código aberto e a grande e ativa comunidade modder [3]. Assim, você poderá testar seus hacks e seus mapas mais facilmente. Se você for um jogador comum, pode também aproveitar, caso simplesmente esteja apanhando no jogo ou por qualquer outro motivo que julgar necessário.

Note que, exceto pelo IDCLEV e IDDT, os códigos abaixo não funcionam na dificuldade Nightmare:

  • IDDQD - Invencibilidade (The God Mode)[4][5]
  • IDKFA - Todas as armas, Mega Armor (200% armor) e todas chaves (All Weapons, Full Health and All Keys)[6]
  • IDFA - Todas as armas e Mega Armor (200% armor), sem as chaves (All Weapons, Full Health without the keys)[7]
  • IDSPISPOPD - Apenas no DOOM 1, permite atravessar paredes (No clipping mode, only for DOOM 1)[8]
  • IDCLIP - Apenas no DOOM 2 e Final Doom, permite atravessar paredes (No clipping mode, only for DOOM 2 and Final Doom)
  • IDMUS seguido do número do mapa ou do episódio e missão - Mudar de música (change music). No Doom 1, este código pode dar pau no jogo [9]
  • IDDT - Revelar o Mapa Inteiro no modo mapa. (Revealing the entire map in map mode). Digite duas vezes para revelar os monstros e três vezes para voltar ao normal[10]
  • IDCLEV + episodio e nível (Doom I) ou + número da missão (no Doom 2). Muda de nível (Warping to Different Levels)[11]
  • IDBEHOLD - Recebe efeito de power-ups (Gets power-up effects). Use da seguinte forma: IDBEHOLD + S (berserk), V (invulnerabilidade), I (invisibilidade), R (roupa anti radiação), A (computador do mapa) ou L (amplificador de luz);
  • IDCHOPPERS - Ganha a serra elétrica (Gives the chainsaw)[12]
  • IDMYPOS - Sua posição em código HEX (Your position in HEX code)

Vídeo

O vídeo abaixo demonstra os códigos de trapaça do Doom, na prática:

Curiosidades

  1. Jogos que rodam sobre a engine original do Doom muito modificada, como o Heretic, Hacx ou Chex Quest, tem seus próprios códigos de trapaça, mas estas cheats devem funcionar em vários outros games que usam tal engine, inclusive conversões em Flash como o Doom Online ou games da série do Super Sergeant Shooter;
  2. É claro que as trapaças, eventualmente, se tornaram um grande atrativo para os videogames, muitas vezes estimulando os jogadores a descobri-lss em algum jogo ou ativando alguma coisa engraçada em outro;
  3. Note que estes são os códigos de trapaça originais do jogo, aqueles que você pode digitar direto no teclado. Não consideramos, neste post, as trapaças que podem ser usadas através do console dos ports avançados do Doom ou os parâmetros de linha de comando;
  4. Dave Taylor, um sujeito que trabalhou na id Software na criação do Doom e do Quake, junto com outros dois amigos hackers criaram uma fraternidade chamada Delta-Q-Delta (e, daí, DQD), durante a época de faculdade. “Q” é de “quit” (desistir), e representa as notas que os membros deveriam obter nas aulas;
  5. O jogador ainda pode morrer se sofrer telefrag e o efeito da invencibilidade é anulado se ele estiver num piso de nível 11, tipo aquele do final da E1M8. Outra curiosidade é que esta trapaça só protege de ataques com até 1000 pontos de dano e, embora não exista nenhum tipo de ataque assim nos jogos originais (exceto o telefrag que causa 10000 pontos), ferramentas como o DeHackEd podem ser usadas para circundar o “God Mode” criando armas com mais de 1000 pontos de dano, como é visto no The Sky May Be, um joke WAD para o Doom;
  6. FKA significa “Keys & Full Ammo”, ou seja, “Chaves e Munição Completa”. Tem gente que parafraseia isso como ‘kick fucking ass’ ou ‘killer fucking arsenal’. Esta trapaça coloca caveirinhas em cima das chaves, o que facilita pra saber se o cara que jogou usou trapaça;
  7. FA significa “Full Ammo”. Consta que esta senha não funciona em versões anteriores à v1.666 do Doom, mas eu não cheguei a testar;
  8. SPISPOPD significa ‘S’mashing ‘P’umpkins ‘I’nto ‘S’mall ‘P’iles ‘O’f ‘P’utrid ‘D’ebris. Essa porcaria de banda ficou sabendo da piada e incluiu samples do Doom em alguma música escrota deles;
  9. MUS significa music(a). Se digitar alguma missão inválida, o jogo pode bugar também;
  10. DT significa Dave Taylor. O código pode ser usado em games multiplayers cooperativos pressionando T e daí digitando a trapaça enquanto segura ALT. Esta trapaça funciona no nível Nightmare de dificuldade, mas não se estiver usando ports avançados;
  11. CLEV significa “Change Level”, ou “Muda de Fase”. Quando o IDCLEV é ativado, o jogador entra na nova fase apenas com soco inglês, pistola e 50 balas, como se tivesse reiniciado o game. Este código de trapaça funciona no nível de dificuldade Nightmare;
  12. A mensagem “Doesn’t suck – GM” é uma referência a um jogo chamado Choppers. Guy Maor (ou seja, GM), amigo de Dave Taylor (um sujeito que trabalhou na id Software na criação do Doom e do Quake), havia ajudado a programar este game para um concurso de programação. Acontece que esse Guy era meio neurado com o seu trabalho, apesar do Dave chamá-lo de um “clone maneiro do Rescue Raiders“, por não ter sido terminado no dia do tal concurso e confessou pro seu amigo certo dia, bêbado. Daí o Dave Taylor resolveu colocar esta referência no Doom;

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