Doom in Freedoom

12 de fevereiro de 2020

Doom in Freedoom é um patch que permite jogar os mapas do Freedoom com as armas, monstros, texturas, músicas, efeitos sonoros e demais recursos dos clássicos Doom ou Doom II.

Desenvolvido por mim, o Facínora, este patch faz praticamente o contrário do que o Freedoom in Doom, do GuyNamedErick, proporciona, entretanto, o Doom in Freedoom não é um mod em si, necessitando que algum IWAD do Doom, podendo ser até o de algum shareware, seja também carregado como PWAD antes do patch. Não parece prático a princípio, mas tem vantagens e funciona adequadamente.

Como bônus, adicionei aos pacotes do Doom in Freedoom (tem o normal e o standalone) uma versão do mapa E1M1 (C1M1) que vinha numas versões antigas do Freedoom, mas foi substituído nas mais recentes. Tentei separar esta fase a um tempo atrás, mas não deu certo, justamente por causa das texturas exclusivas do Freedoom, mas, com este patch, tudo funciona perfeitamente agora.

Enfim, com o Doom in Freedoom, é como se você ganhasse dezenas de fases novas para o clássico FPS da id Software.

Vídeo

O vídeo acima apresenta o Doom in Freedoom, mostrando o patch em funcionamento sob várias situações e diferentes configurações. Mostrei nele algumas idiossincrasias e o que você pode esperar dele.

Screenshots

Compatibilidade

O Doom in Freedoom deve rodar de boa em qualquer engine compatível com o Freedoom, sendo o Crispy Doom e o GZDoom recomendados pelos responsáveis por este jogo, entretanto não vejo por que ports como o Zandronum, LZDoom e o próprio ZDoom não seriam compatíveis com este PWAD. Entretanto, tenho certeza que não funciona no Chocolate Doom nem, conseqüentemente, no .EXE do DOS.

O patch/mod precisa também de algum IWAD do próprio Freedoom e um IWAD do Doom (qualquer um serve, inclusive shareware), mas que seja carregado como PWAD antes do Doom in Freedoom.

Atenção: o Doom in Freedoom foi testado apenas com a versão 0.12.1 do Freedoom. Com versões anteriores, pode ser que fique muito zuado.

Instruções

O procedimento para rodar o Doom in Freedoom é diferente do usual, embora não seja nenhum bicho de sete cabeças. Tipo mesmo que você seja burro que nem a Dilma, acho que não vai ter problemas. Ele basicamente consiste em usar um IWAD do Doom como PWAD antes do patch Doom in Freedoom.wad.

Ou seja, partindo do pressuposto que você está usando uma versão compatível do Freedoom (Freedoom 0.12.1) vamos supor que você queira usar o IWAD do Doom Shareware (DOOM1.WAD) com a Phase 1 com o GZDoom na linha de comando, esta deve ficar mais ou menos assim:

gzdoom -IWAD freedoom1.wad -file DOOM1.WAD "Doom in Freedoom.wad"

Se for usar no ZDL, vai ficar tipo o que fiz na figura a seguir:

exemplo do Doom in Freedoom no ZDL

Exemplo do Doom in Freedoom no ZDL.

Convém, por exemplo, no caso de você querer jogar a Phase 2 do Freedoom com o Doom in Freedoom, utilizar um PWAD no formato do DOOM2.WAD (Doom II, Final Doom etc.), mas dá para usar qualquer um, em qualquer caso, embora, com certas configurações, podem ficar faltando texturas e/ou músicas.

Criei também uma versão standalone do Doom in Freedoom para os mais preguiçosos. Ela funciona no Windows e já vem com um arquivo .BAT (Doom in Freedoom.bat) que já vem com o LZDoom, Freedoom e o Doom Shareware. Além disto, ele já detecta se você tem os Dooms do GOG (se não tiver, basta copiar os IWADs para a pasta do Doom in Freedoom) e te dá as opções para as partidas na tela. Ele está em beta ainda, mas acho que tá funcionando de boa.

Instruções para jogar a E1M1OLD.WAD

Para jogar a C1M1 antiga do Freedoom, basta carregar o E1M1OLD.WAD depois do patch (considerando que você seguiu o resto das instruções acima). Caso esteja usando a versão standalone (download abaixo), basta clicar, arrastar e soltar este arquivo em cima do Doom in Freedoom.bat.

Veja também

site ou autor do arquivo Gaming Room tamanho do arquivo 6,2 MB licencaGrátis download link Download

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!