Rebel Rumble

30 de agosto de 2019

Rebel Rumble é um mod para Doom desenvolvido pelo Captain J que é inspirado em shoot ’em ups antigos, apresentando elementos gráficos, sonoros e até de gameplay que buscam seguir o estilo de jogos como Total Carnage, Smash TV e os da série Raiden.

O WAD traz sprites de armas, itens, power-ups, monstros e projeteis inteiramente feitos no MS Paint que lembram os do Netronian Chaos, também do Captain J, mas estes funcionam de maneira bem distinta deste outro mod. Além disto, o Rebel Rumble conta com duas classes de heróis, cada um com características diferentes, e novos HUD, telas e músicas.

Gostei demais do Rebel Rumble. É um mod muito bem trabalhado do início ao fim. Ele cumpre sua proposta maravilhosamente bem, adaptando mecânicas e características de shmups old school, e não apenas os gráficos e sons, mas de uma forma que realmente mescla este gênero ao FPS. Isto acaba, de um jeito bastante único, também renovando a experiência do bom e velho Doom.

Potencialmente viciante, diria que o Rebel Rumble é um dos melhores WADs que tive a chance de experimentar.

Vídeo

No vídeo acima, fiz o showcase do Rebel Rumble v1.6 e tentei mostrar todas as suas funcionalidades e características principais.

Enredo

“No ano de 2092, A Humanidade continuou a amar e a olhar por seus entes queridos e pelas outras pessoas que merecem mais do que apenas apoio. Eles expandiram a paz e a harmonia  e ajudaram a resolver os problemas em todo o mundo… Até que Daisy, também conhecida como “A Duquesa do Império Vioborg”, “A Rainha do Coração Podre” ou “O Floco de Neve Chorando por Atenção” invadiu seus Residentes e sequestrou muitos casais com seu exército de Vioborgs, porque ela disse: “Eles se importam menos com os outros, exceto pelos chamados entes queridos e ISSO ME IRRITA!”

E assim ela separou os casais capturados, salvando apenas as pessoas que desistiram de seus entes queridos. Além disso, ela fez uma lavagem cerebral ou até matou quem não havia desistido do puro amor. Enquanto o Império de Daisy se expandia como um germe, houve dois extraordinários clones Vioborgs que escaparam das mãos de Daisy, se livrando de sua lavagem cerebral e das atrocidades. O nome deles é Resisto-1 e Revoltte-2 e eles estão armados e perigosos… Somente para Daisy e o exército Vioborg!

Será que eles salvarão os casais perdidos e o mundo?”

Gameplay

Além dos agradáveis gráficos que dão um nostálgico clima retrô ao mod, o destaque principal do Rebel Rumble é a mecânica das armas. Você só pode carregar uma por vez, tendo que esgotar sua munição ou descartá-la (o que pode ser feito usando a tecla de arma anterior ou de próxima arma), para recolher uma nova. A arma descartada ou sem munição é arremessada e explode, podendo causar dano aos inimigos, e daí o jogador volta para o Rifle Padrão, o qual nunca se esgota.

A tecla de tiro alternativo ativa um ataque melee que é útil de várias maneiras, inclusive para destruir alguns projeteis inimigos, o que pode ser feito com os ataques normais também. As S.P.A.M Mines, que podem ser recolhidas pelo mapa e usadas com a tecla de Reload, podem refletir alguns projéteis, mais ainda do que aqueles que podem ser destruídos pelos ataques normais.

Os inimigos costumam dropar pick-ups de forma aleatoriamente, e estes podem spawnar no mapa desta forma também, mas não dá para dizer que o Rebel Rumble é um mod randomizador.

Outro gimmick interessante é o Super Power (Super Poder) que pode ser usado quando se acumula uma certa quantidade de energia (acho que 300) e causa bastante dano em uma área grande do mapa, algo que acredito ter sido implementado para ter o mesmo papel que aqueles ataques especiais dos shmups, tipo aquelas bombas que atacam a tela inteira. O Super Power é acionado com a tecla de Zoom.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o mod aqui no GZDoom (2.4.0, 3.7.2 e 4.2.0), Zandronum 3.0 e LZDoom 3.82, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas as phases do Freedoom. Parece que funciona de boa com tudo isso.

Saiba mais

  • Rebel Rumble no ZDoom – Tópico criado pelo próprio Captain J onde você encontra mais informações, screenshots, links alternativos para download e eventuais updates. Em inglês.
site ou autor do arquivo Captain J tamanho do arquivo 43,0 MB licencaGrátis download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!