Gambiarra Flakes: add-on pro Flakes Doom

8 de fevereiro de 2018

Gambiarra Flakes, ou apenas Gambiarra, é um add-on para o Flakes Doom que foi desenvolvido pelo Facínora (eu) e o GAA1992 a fim de adicionar elementos das versões pre-release (alphas e beta) e do SNES do Doom neste divertido mod.

Por enquanto, foram adicionadas quatro armas novas (Rifle, Metralhadora, MP40 e o Plasma Rifle Prototype), corrige as rotações do Wolfenstein SS (o que permite ele aparecer direito jogando com o DOOM.WAD) e um jukebox com a OST do cartucho do Super Nintendo (baseado no do DemonSteele). Este esquema toca esta BGM aleatoriamente e você pode configurar teclas para pular a música, desligar o randomizador ou configurar o sistema, no menu, pra ser ativado por padrão ou não.

Estou gostando bastante do resultado e da experiência, embora, originalmente, as armas novas estavam bem nerfadas. O GAA1992 acabou as melhorando, deixando mais fácil o game, porém mais agradável de jogar. Talvez, nós vamos prosseguir modificando mais coisas, mas, a princípio, o meu objetivo de adicionar elementos de Dooms que faltavam no Flakes foi alcançado, além do aprendizado que tive trabalhando nisto.

Espero que você use o Gambiarra e desfrute deste pacote de armas como eu gostei de fazê-lo.

Vídeos

O vídeo acima marca o lançamento oficial do Gambiarra pro público, em sua versão beta 2.2. É a primeira versão do add-on que foi liberada pra galera, mas já saiu a 1.0 que corrigiu alguns bugs (como alguns gibs ficarem flutuando).

Já a playlist acima contém todos os vídeos nossos onde usamos o Gambiarra ou sobre o add-on em si.

Screenshots

¯\_(ツ)_/¯

(ainda não tirei nenhuma, veja os vídeos)

Armas

As armas abaixo são apenas as adicionadas pelo Gambiarra Flakes. O arsenal original do Flakes Doom não foi mexido, continua o mesmo.

  • Metralhadora – É uma das armas iniciais. Ela tem uma boa taxa de tiro, mas só presta à curta distância ou à queima roupa. Ela usa gráficos da escopeta do Doom Alpha.
  • Rifle – Tem um coice meio chato, mas rende mais que a metralhadora a maiores distâncias. É um quebra-galho na falta de uma escopeta ou algo melhor. Mistura gráficos dos alphas, pode dropar do Zombieman ou aparecer no lugar do Ammo Clip.
  • Maschinenpistole 40 – A MP40 é uma metralhadora bastante eficiente a curta e media distâncias. Pode dropar do Wolfenstein SS ou aparecer aleatoriamente no lugar da Chaingun.
  • Plasma Rifle Prototype – Este protótipo do Rifle de Plasma consome duas vezes mais munição e demora um pouco para atirar, por isto foi abandonado. Entretanto, uma modificação fez com que ele tenha um poder de fogo maior do que a sua versão definitiva. No “enredo” do Gambiarra, esta arma foi usada como base tanto para o Rifle de Plasma padrão quanto para BFG 9000. É também uma referência ao Doom Press Release Beta, alternando bolas de plasma verde e vermelhas, mas tem o visual bem diferente e precisa de ser carregado antes de começar a atirar, o que pode ser uma desvantagem em certas ocasiões.

Créditos

  • Rifle: Original do ImpHunter enviado para o Realm667, com sprites do Alpha 0.4;
  • Metralhadora e MP 40: Captain Toenail enviado para o Realm667 (a metralhadora usa sprites da escopeta do Alpha);
  • Jukebox: Feito por cima do Jukebox do DemonSteele, do TerminusEst13;
  • Sprites faltando do Wolfenstein SS: PSTrooper, tirado do Doom 2 Minor Sprite Fixing Project v1.5 do Revenant100;
  • Sprites do Plasma Rifle Prototype: Mistura de sprites do Doom Press Release Beta com o Spray Cannon do Gothic e o Rifle de Plasma do Doom Delta. O decorate base é o do Spray Cannon (Realm667);
  • Os sprites da MP40 são sprites editados do Rise of the Triad pelo Blox, e eu fiz umas gambiarras nos sprites também (Realm667).

Os recursos usados acima foram modificados pra atender melhor questões de balanceamento no mod etc. A lista completa e detalhada de créditos está no arquivo de download.

Futuro

Não penso em mexer além do que foi mexido nos monstros do jogo. Desta forma, pretendo manter o propósito original do Flakes Doom, que é proporcionar um arsenal criado com elementos de várias versões do Doom, com aprimoramentos e alta compatibilidade. Mas pode ser que eu mude de ideia quanto a isso.

Compatibilidade

O Gambiarra precisa do Flakes Doom 2.5 ou superior e ele rodou aqui no GZDoom (2.4 e 3.2) e no Zandronum 3.0, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas as phases do Freedoom.

Não cheguei a testar a fundo, mas não me lembro de nada que possa impedir o Gambiarra de funcionar com os IWADs dos outros jogos que já eram compatíveis com o Flakes Doom desde a sua versão 2.3: Hexen, Chex Quest, Chex Quest 3, Heretic, Strife, Return of the Triad, Hacx 2.0 e o Adventures of Square. Deve dar pra jogar suave com isso aí, só talvez fique meio desbalanceado, sei lá.

Praticamente, nenhum monstro foi editado num nível que possa causar conflito com pacotes de monstros. O único substancialmente modificado e que pode mudar algum do pack de inimigos que você deseja usar é o Wolfenstein SS, que pouca gente usa. Qualquer coisa, carregue o tal pacote por último.

Saiba Mais

  • Gambiarra no Mod DB – O add-on no Mod DB, com mais informações e links alternativos para download, porém tudo em Inglês.
  • Flakes Doom – Para você conhecer mais sobre o Flakes.
  • Flakes Doom no nosso fórum – Tópico do Flakes Doom do fórum da Gaming Room mantido pelo próprio GAA1992, que é brasileiro. O tópico está em Português.
site ou autor do arquivo Gaming Room tamanho do arquivo 5,3 MB licencaFreeware download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.