Defenestrando The Super Spy (1990)

Assista o defenestramento do The Super Spy, um jogo de 1990 que combina tiro em primeira pessoa, beat ’em up e elementos de RPG.

O vídeo foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e, como de costume, mostra bem o gameplay e traz algumas informações e curiosidades sobre o game que foram usadas neste post. Estamos adicionando o vídeo aqui para você ter algo assistível no domingo.

O The Super Spy (ザ・スーパー・スパイ)é um jogo lançado nos primórdios do Neo Geo pela SNK onde o jogador encarna um agente secreto que deve se infiltrar em um esconderijo cheio de terroristas e derrotar todos os bandidos. Foi lançado originalmente para os fliperamas e só só foi portado para o Neo Geo (1991) e o Neo Geo CD (1994).

Enredo

O enredo gira em torno de Roy Heart, um agente da CIA que precisa percorrer andares de escritórios e armazéns para acabar com o Zolge King, um grupo de terroristas responsável por horríveis assassinatos de milhares de pessoas num atentado com bombas no metrô. Como o Sr. Heart, o jogador abre caminho através da bala e da porrada através da fábrica de bombas dos terroristas para achar os responsáveis.

Gameplay

Como dissemos, o The Super Spy mistura elementos de vários gêneros, como luta, FPS e RPG. A movimentação no jogo é feita basicamente através de ataques e apenas avançando ou retrocedendo nos corredores. O jogador também pode desviar, fazer o strafe, inclinar e defender e só pode avançar depois que todos os inimigos do campo de visão são eliminados. Ocasionalmente, o jogador pode avançar para os quartos para salvar reféns ou emboscar os inimigos.

Salvar reféns recupera energia, pode reparar ou fazer upgrades etc. O protagonista também pode ganhar experiência matando os inimigos, o que pode lhe fazer avançar níveis e aumentar seu poder de ataque.

O sistema de combate melee parece com o Mike Tyson’s Punch-Out!! e o jogador conta quatro tipos de ataque: socar, chutar, faquinha (que perde poder e fica enferrujada com o uso) e pistola (com munição limitada). Como dissemos, estes ataques podem receber upgrades. Por exemplo, alguns reféns podem garantir uma metralhadora semiautomática. As armas de fogo também podem ser usadas para explodir vários materiais explosivos e infligir dano aos inimigos.

Os inimigos consistem principalmente de homens mascarados, ninjas e pistoleiros que se tornam mais fortes à medida que o jogador progride pelos níveis. Eles vão sendo variados com palette swap. Existem sub-chefes como engenheiros, cientistas e uns bombados. Para terminar o jogo, ambos os chefes da primeira missão devem ser eliminados e todos os seis na segunda missão.

Curiosidades

  • The Super Spy foi lançado em 8 de outubro de 1990;
  • O game é um dos 12 primeiros jogos a serem lançados pela SNK para seu então novo console, o Neo Geo AES e para o sistema de arcade MVS. Além de Super Spy também saíram jogos como Magician Lord, NAM-1975, Ninja Combat, Riding Hero, Cyber Lip, Baseball Stars Professional, Puzzled e um jogo de Mahjong;
  • The Super Spy usa um esquema similar ao Crossed Swords, porém este é mais focado no RPG e hack & slash, ao invés de tiro e luta.
  • O lider dos terroristas, o King, tem um leve Semelhança com Geese Howard quando veste seus ternos em Fatal Fury e The King of Fighters, outros games da SNK.

Saiba Mais

  • Super Spy Doom – Um mod para (GZ)Doom que usa gráficos e elementos do The Super Spy misturado com tiradas típicas de filmes de ação consagrados.