Brutal Doom 64

1 de novembro de 2016

Brutal Doom 64 é uma conversão total que traz, para o Doom II, as armas, monstros, efeitos sonoros, músicas e mapas do cultuado cartucho do Nintendo 64, mas com algumas modificações típicas do Brutal Doom e vários outros avanços em geral.

A primeira versão do Brutal Doom 64 foi lançada no dia 30 de outubro de 2016 pelo Sergeant Mark IV, que, embore apresente várias melhorias em relação ao original, não conta com fatalities e execuções, pois o propósito deste mod é ser ser mais sério e perturbador, seguindo a atmosfera do Doom 64 mesmo.

Vídeos

Acima, temos o showcase do Brutal Doom 64 v1 feito no nosso esquema tradicional.

Já o vídeo anterior mostra um pouco do Brutal Doom 64 v2 com um deathmatch travado contra bots neste PWAD.

História do port do Doom 64 pro PC

O Doom 64 é o não muito conhecido, porém cultuado, Doom do Nintendo 64. Não se trata de um port, mas um jogo totalmente novo, que apresenta novos mapas, músicas, efeitos sonoros, gráficos e um novo enredo que se passa imediatamente os eventos do Doom II.

Tal enredo explicaria o porquê do Doomguy ter permanecido no Inferno e se tornar conhecido como “Doom Slayer“, o que acontece no Doom 2016, com alguns fãs teorizando que o Doom 64 se passaria imediatamente antes deste novo Doom o que tornaria o D64, assim, o “verdadeiro Doom 3“.

Outros Ports/Conversões Totais de Doom 64

Vários desenvolvedores foram capazes de ripar recursos do ROM de Nintendo 64. O Samuel “Kaiser” Villarreal recriou as fases no engine Doomsday, criando o Doom 64 Absolution TC e, posteriormente, o Doom 64 EX (um emulador do ROM para PC). Recentemente, o Nightside conseguiu portar tudo para funcionar no GZDoom, criando o GZDoom 64. Ao que parece, o Brutal Doom 64 foi refeito do zero, mas utilizou os recursos desse mod ou o tomou como base.

Tem também outras TCs que usam recursos do Doom 64, como o Doom 64 For Doom II e o YHDoom 64.

Características em destaque

  • Todas as armas foram reformuladas para apresentar novos sons, animações etc.
  • Inclui muita coisa que foi removida da versão final do Doom 64, como os Revenants, Spider Masterminds, uma arma e um monstro chamado Hellhound.
  • Novo gore, que inclui desmembramento, tripas, sangue respingado e jogado nas paredes, tetos e pisos.
  • Brightmaps, o que implica em efeitos novos como os olhos dos monstros piscando no escuro.
  • Suporte para multiplayer, através do Zandronum, para até 64 jogadores, no cooperativo, survival coop ou deathmatch.
  • Mapas reformulados que apresentam novas decorações, sistemas de iluminação, neblina, poços de luz etc. As fases de techbase foram otimizadas para ter uma navegação melhor, novos sons ambientes, mais câmeras de segurança para remover a necessidade de ficar caçando switches. Algumas partes dos mapas foram refeitos para ficarem mais plausíveis. As fases do Inferno foram melhoradas com novos sons ambientes e imagens “perturbadoras”.
  • Opção de jogar com as armas e inimigos do Brutal Doom 64 em fases comuns do Doom 2 ou mapas custom ou de jogar com outros mods de gameplay.

Fan Creation of the Year (2017)

O Brutal Doom 64 ganhou o prêmio de Fan Creation of the Year (“Criação de Fã do Ano”) no IGN SXSW de 2017. Como o Sergeant Mark IV não podia ir lá para receber o bagulho, o Andrew Hulshult, músico responsável pelas trilhas sonoras do Quake Champions, DUSK, Amid Evil e outros jogos, foi lá receber em nome dele:

Screenshots

Compatibilidade

  • Testamos o Brutal Doom 64 no GZDoom 2.3.0 e no Zandronum 3.0, funcionando de boa em ambos. Ele precisa do IWAD do Doom 2 ou da phase 2 do Freedoom para carregar os mapas e as músicas do Doom 64.
  • Nós tentamos jogar brevemente com o The Ultimate Doom e a phase 1 do Freedoom e funcionou, aparentemente. Porém, pode-se jogar apenas nos mapas comuns assim.
  • O mod foi desenvolvido para OpenGL. Você pode tentar jogar no modo software, porém, devido aos recursos utilizados no BD64, provavelmente vai ficar muito feio.
  • No pacote para download, tem um arquivo (em inglês) que fala as instruções para você carregar a parada, mas você pode carregar do jeito usual também, se já tiver as manhas (as nossas publicações do GZDoom e do Zandronum contém tutoriais em vídeo e em texto).

Veja também

site ou autor do arquivo SGtMarkIV tamanho do arquivo 203 MB licencaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!