Oito mods do Doom 4 pro Doom Clássico

22 de junho de 2017
Oito mods do Doom 4 pro Doom Clássico

Conheça oito mods do Doom 4 pro Doom Clássico (Doom e Doom II) no nono episódio do Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados sobre o antológico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software.

O Facínora descolou 8 WADs que tentam emular em maior ou menor grau a experiência do Doom 2016, alguns já velhos conhecidos nossos e outros que ainda não cobrimos no site nem no canal:

Os mods listados podem ser uma boa opção não apenas para quem não tem dinheiro pra comprar o novo Doom (ou não tem PC que o aguente), mas também pra quem quer variar o gameplay do antigo, e todos eles fazem isso muito bem.

Não foi o objetivo do vídeo nem deste artigo mostrar todos os mods com esta temática, mas apenas os que conhecemos ou que estão mais em evidência. Abaixo, seguem eles, com os respectivos links para saber mais informações e realizar o seu download:

Doom 2016 Weapons addon for Brutal Doom

O Doom 2016 Weapons addon for Brutal Doom não é um mod standalone mas um add-on para o Brutal Doom v20b que foi criado pelo próprio SGtMarkIV. Ele traz uma boa variedade de armas do Doom 4, com a escopeta e o rifle de assalto pesado podendo receber upgrades e duas runas para jogar com o Revenant e Baron of Hell. A vantagem dele é usar as armas novas mantendo o gameplay do popular Brutal Doom, mas não é tão incrementado como alguns outros mods do tipo.

Doom 4 Doom (D4D)

O Doom 4 Doom é, talvez, o mais famosos destes mods. Ele foi criado para trazer o máximo o possível do Doom 2014 pro Doom clássico, com monstros, armas, lojas para comprar upgrades e equipamento, pulos duplos, glory kills e outros elementos do game. Esta criação do DBThanatos, Major Cooke e Michaelis, é certamente ambiciosa e promove muitas possibilidades de jogo.

Lazarus Mod

Criação do Victor Cajal, o Lazarus Mod é um acelerado WAD que importa as armas do Doom 4, sua trilha sonora e ainda combina dois outros mods para Doom, o Brutal Doom Monsters Only e o Brutal Friends. O Lazarus Mod é bem acelerado e, embora precise de ser um pouco mais bem trabalhado, tem a vantagem de poder ser jogado no D-Touch e no Zandronum, para travar batalhas multiplayer ou contra bots.

Dumb 4

O Dumb 4 é um mod que está sendo desenvolvido pelo LolwellunTeapot que almeja emular a experiência do Doom 4 no Doom clássico e também para aprender um pouco sobre modding. O projeto se encontra “parcialmente morto”, atualmente, mas é absolutamente jogável. Uma peculiaridade interessante e notável sobre este WAD, mas que me passou desapercebida, é que provavelmente o TPhentr, quem estava criando o mod onde o Dumb 4 se originou, ripou as sprites das armas da exibição do Doom 2016 na E3 de 2015. Como o Dumb 4 é de 2015 e o jogo é de 2016, julgo este palpite ser bem acurado (agradecimentos ao Ender por avisar).

Zion

Zion é um mod criado para trazer as armas do novo Doom no clássico Doom II, contando com um visual bonito e único e sendo desenvolvido por uma equipe de peso: Doomero (Doom 3 Mod), Alphaent, TheCamaleonMaligno (Quake II Stuff) e SAHZALPBAEL. É um dos WADS de “ponta” que seguem esta temática.

Argent

A proposta do Argent é ser uma alternativa aos vários outros grandes mods do Doom 4, como o D4D, D4T ou o Zion, mas sem substituí-los. Pensando nisto, o Xaser (Psychic e Zharkov Goes to the Store), quem está desenvolvendo o Argent, resolveu não adicionar umas coisas que já estão saturadas nestes outros WADs em prol de dar um toque pessoal, como nas animações dos sprites de armas do Neccronixis e em outros aspectos deste seu projeto.

Doom (4) Weapons

O Doom (4) Weapons é um mod que estava sendo desenvolvido pelo CeeJay para trazer as armas do Doom 4 pro Doom clássico. Infelizmente, o projeto foi cancelado, mas, pelo menos ao meu ver, estava trazendo bons resultados. Uma peculiaridade deste WAD é que ele é compatível com o 3DGE, um port avançado do Doom em código aberto que pode ser mais leve em PCs velhos. Seria legal se ele retomasse o projeto ou alguém continuasse onde ele parou…

D4T: Death Foretold

Finalmente, o D4T: Death Foretold é outro mod do DBThanatos e Michaelis que conseguiu a proeza de implementar elementos (monstros, mecânica de jogo, armas, upgrades etc.) do Doom 4 e do Doom 4 Doom (outro mod do Doom 2016 que o DBT encabeçava antes de partir pro D4T), na medida certa de cada, no Doom clássico, o que garantiu um gameplay acelerado, novo, simples e extremamente divertido. Outro aspecto surpreendente a respeito do D4T é que, apesar de ser um WAD que oferece tanta coisa, ele é relativamente leve e apresenta ampla compatibilidade, podendo ser jogado em versões antigas do GZDoom (1.8.6 ou superior), Zandronum e no D-Touch. Ele é especialmente divertido para deathmatches e é, atualmente, o meu mod preferido para Doom.

Conclusão

Bom, a conclusão fica por sua parte. Assista o vídeo, baixe os mods que mais te interessaram e depois nos diga qual você gostou mais.

Eu só digo que isto deu foi muito trabalho!

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.