Ports não oficiais ou mods de Doom 64 para Doom clássico

31 de outubro de 2019

Neste artigo, pretendo listar alguns ports não oficiais ou mods de Doom 64 para o Doom clássico, falando brevemente sobre eles e, obviamente, liberando os links para download.

Falarei sobre 11 mods no total, que podem variar entre conversões totais, tentativas de portar o cartucho para um dos engines avançados do Doom ou algo que pode ser usado para complementar a experiência de algum deles. Alguns destes trabalhos já foram apresentados aqui no canal.

Resolvi fazer um vídeo a respeito destes PWADs também, o que acabou sendo o 28º episódio da nossa série de vídeos narrados do Doom, a Gaming DooM. É bom que pode servir de um extra para o Halloween de 2019 também, visto que o Doom 64 tem um clima bem horripilante que parece saído de algum filme de terror:

Para quem não conhece, o Doom 64 é um jogo de tiro em primeira pessoa foi lançado a 31 de março de 1997 pela Midway Games. Ele apresenta gráficos, mapas, sons, músicas e ambientação substancialmente diferentes do original, embora muitos elementos do gameplay sejam praticamente os mesmos, como armas, pick-ups, power-ups e até nos monstros, embora nem todos tenham ido para o cartucho.

Além da atmosfera sinistra e seus recursos, uma das características mais marcantes do Doom 64 é que este game demorou praticamente 23 anos até ser portado para outras plataformas (PC, PlayStation 4, XBox One e Switch).

Talvez esta demanda foi um grande incentivo para os jogadores e modders de Doom tomarem a responsabilidade para si, portando ou adaptando alguns elementos do cartucho para o PC. Claro, nesta dinâmica, as similaridades no gameplay e a vibrante comunidade, além do fato de ser um Doom, também colaboraram muito.

Enfim, alguns tentaram transformar o FPS clássico no Doom 64 com a máxima fidelidade possível, outros trouxeram apenas elementos isolados, como armas, monstros e/ou mapas. Tem também os que levaram o jogo a um novo nível, aprimorando, modernizando ou fazendo uma revisão total no gameplay do cartucho.

Lembrando que menciono aqui apenas trabalhos não oficiais, como dito no título e no início da matéria, vamos aos mods:

Brutal Doom 64

O Brutal Doom 64 é uma conversão total que traz, para o Doom II, as armas, monstros, efeitos sonoros, músicas e mapas do cultuado cartucho, mas com algumas modificações típicas do Brutal Doom e vários outros avanços em geral. Ele foi criado pelo próprio Sergeant Mark IV e já o prêmio de Fan Creation of the Year (“Criação de Fã do Ano”) no IGN SXSW de 2017.

O BD64 é ideal para quem quer jogar o Doom 64 com algo a mais, como brutalidade e tal, mas não chega a ser a nível cômico como no Brutal Doom original, o que faria o esquema perder a atmosfera séria e horripilante do cartucho.

O vídeo abaixo mostra o terceiro mapa do modo Deathmatch do Brutal Doom 64. Este modo é single player, sendo jogado contra bots em uma série de arenas, algo similar ao que acontece no Quake III Arena. É bem divertido.

Download e mais informações do Brutal Doom 64

GZDoom64

O GZDoom64 é um mod de conversão total (TC) para o Doom 2 que transforma este jogo no Doom 64, trazendo os mapas, armas, sprites e músicas do cartucho original, além de algumas novidades, de modo a ser um substituto da versão do Nintendo 64 compatível com o GZDoom. O projeto é muito bem feito é de outro brasileiro, o Nightside, quem baseou-se em um outro mais antigo, ZDoom64, mas polindo-o e completando-o.

Download e mais informações do GZDoom64

Yuki’s ZDoom 64 – Accurate D64 in ZDoom

Yuki’s ZDoom 64 – Accurate D64 in ZDoom, antigamente conhecido como YHDoom 64, é um mod desenvolvido HazeBandicoot que contem frames, durações e efeitos do Doom 64. O diferencial para outros trabalhos similares reside no fato do Yuki’s ZDoom 64 usar lumps e as informações iguais aos do Doom 64/Doom 64 EX, o que promove mais precisão e fidelidade ao cartucho original.

Download e mais informações do Yuki’s ZDoom 64 – Accurate D64 in ZDoom

Doom 64 for Doom II

Doom 64 for Doom II é um mod que traz os mapas do Doom 64 para o Doom II usando recursos praticamente apenas do vanilla, com pouquíssima coisa nova. Os mapas foram criados de forma a funcionar dentro de seus limites, mas nem todos são ports 100% fieis aos originais, pois foram tomadas algumas liberdades quando necessário ou desejável.

Download e mais informações do Doom 64 for Doom II

Doom64 EX

Desenvolvido por Samuel Villarreal (o Kaiser), o Doom64 EX é uma recriação fiel do cartucho de Nintendo 64 que usa o código-fonte original do Doom como base, o que traz o benefício de métodos de controle mais recentes, como mouselook, resoluções maiores e maior profundidade de cores. Além disso, o Doom64 EX também conta com suporte a mods para permitir que os usuários criem níveis, texturas e sprites personalizados. O Doom64 EX também tem como objetivo ser 100% preciso do jogo original, o mais próximo possível, e oferecer alguns recursos específicos para PC que podem aprimorar o jogo.

O Doom64 EX traz o Doom 64 para Linux, macOS, Windows e Nintendo DS, embora reescrito para o OpenGL em vez do DirectX, e inclui muitas correções de erros do Boom e MBF. Ele recria a aparência do Doom 64 o mais próximo possível, com base nas especificações obtidas por engenharia reversa.

Atualmente, o Doom64 EX é o único port avançado (embora no site oficial diga que não seja um port) com suporte para a campanha Doom 64 através do uso dos dados nativos do jogo, juntamente com uma recriação quase 100% precisa das modificações exclusivas do D64 em termos de física, equilíbrio e renderização. Devido às drásticas modificações feitas no engine do Doom para o jogo original e seu predecessor do PlayStation, é difícil oferecer suporte de outra maneira que não seja um port dedicado a esse objetivo.

Uma ferramenta fornecida com o Doom64 EX pode criar um IWAD (DOOM64.WAD) a partir de um dump do ROM do Doom 64. Nem a ROM nem quaisquer instruções sobre como obtê-la são fornecidas juntos, por questões de copyright.

Abaixo, tem um preview do Doom 64 EX 2.0 do canal do próprio Kaiser:

Download e mais informações do Doom64 EX

Doom 64 Retribution

Doom 64 Retribution é uma recriação do Doom 64 no engine GZDoom cujo objetivo é ser o mais preciso em relação ao jogo original, mas proporcionando pequenas melhorias e polimento. Pense neste mod como sendo uma versão aprimorada de projetos similares, feito por considerá-los de baixa qualidade ou com pouca fidelidade.

O Nevander, quem parece ser o criador do Doom 64 Retribution, avisa que este projeto nunca será completamente fiel ao jogo original, indicando o Doom 64 EX para quem quer mais precisão.

Abaixo, segue o trailer de lançamento do Doom 64 Retribution:

Download e mais informações do Doom 64 Retribution

Doom 64 TC (Doom 64: Absolution)

Doom 64: Absolution, também conhecido como Doom 64 TC, é uma conversão total criada em 2003 por uma equipe liderada pelo Kaiser, o mesmo do Doom64 EX. É baseado no material extraído do ROM do Doom 64 e usa o engine Doomsday.

Esta conversão total fornece os 33 níveis originais do cartucho, mas com pequenas diferenças e em uma ordem ligeiramente diferente. Existem 38 níveis no total, incluindo seis que são totalmente novos (marcados com um asterisco). Embora não esteja listado, também é possível reproduzir o mapa de título cinematográfico digitando “setmap 1 39” no console.

O Doom 64 TC foi eventualmente substituído pelo Doom64 EX, o qual apresenta uma representação mais fiel do Doom 64, mas, em compensação, requer um ROM do jogo para rodar.

Abaixo, tem uma playlist de vídeos com o Doom 64 TC detonado:

Download e mais informações do Doom 64 TC (Doom 64: Absolution)

Doom 64 ‘weapons only’ wad by Nevander

O Doom 64 ‘weapons only’ é um mod para Doom criado pelo Nevander que traz apenas o arsenal original do Doom 64, contando também com uma versão estendida que traz algumas armas novas, mas seguindo o estilo do cartucho original do Nintendo 64.

Ele deve ser compatível com quaisquer mapas que não tragam suas próprias armas ou monstros e, usando um WAD próprio, também fica de boa no The Ultimate Doom, ligando todas as missões de forma que o progresso pelas fases seja direto (sem divisão por episódios), como no Doom 64.

Download e mais informações do Doom 64 ‘weapons only’ wad by Nevander

Super Doom 64 Unofficial v20

Super Doom 64 Unofficial v20 é uma edição do mod do Doom 64 para Doom de autoria de StrikerMan780, Super Doom 64, que foca em partidas cooperativas e inclui várias melhorias, como animações mais suaves, novos sprites de monstros, efeitos maneiros etc.

O Super Doom 64 Unofficial v20 foi criado pelo Samuzero15tlh e conta também com quatro mapas para deathmatch.

Download e mais informações do Super Doom 64 Unofficial v20

Brutal Doom 64 with ObAddon

O Brutal Doom 64 with Obaddon é um esquema que possibilita criar mapas aleatoriamente para o Brutal Doom 64 com a ferramenta Obaddon. Trata-se de um mutator para Brutal Doom 64 e um add-on para o Oblige/Obaddon que gera mapas com os novos monstros do BD64 e um pouco mais.

Criado pelo kibo, o Brutal Doom 64 with Obaddon é totalmente standalone e promete dar mais vida ao Brutal Doom 64, especialmente para quem já cansou dos mapas de sempre.

No vídeo abaixo, tem a partida completa jogada pelo Tyrant120 jogada com o Brutal Doom 64 num mapa criado por este add-on. Foi de onde tirei um trecho para ilustrar o Gaming DooM 28:

Download e mais informações do Brutal Doom 64 with Obaddon

DOOM 64 VANILLA For Mods

DOOM 64 VANILLA For Mods um mod para Doom e Doom II criado pelo nosso amigo VictorCajal que reúne e combina os seguintes trabalhos em um único arquivo .pk3: Doom 64 ‘weapons only’, Doom 64 Monster Replacer, Doom 64 Texture Wad, New Menu D64 Style e músicas.

D64 Vanilla apresenta-se como ideal para jogar a experiência sombria e aterrorizante do Doom 64 original com qualquer WAD dos Dooms I e II. Parece que o mod foi testado com o GZDoom 2.1.0 e 3.1.0, ZDoom 2.8.0 e Zandronum 3.0. Também seria ideal para tirar uns deathmatches multiplayer ou contra bots no Zandronum 3.0 e, segundo consta, é compatível com o Doom Touch no Android.

Download e mais informações do DOOM 64 VANILLA For Mods

Enfim, é isso aí. Isto deu trabalho pra fazer. Considere apoiar nóis. Qualquer 1 real ajuda e é um grande incentivo pra eu fazer mais artigos e vídeos deste jeito.

Mais Doom 64

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!