Mods para o port Doom Classic Unity

23 de setembro de 2020

Este artigo lista os mods para Doom que já foram disponibilizados para o port oficial do jogo feito pela Bethesda, o Doom Classic Unity, o qual foi lançado originalmente em 2019 para PlayStation 4, Switch, Xbox One, iOS e Android, saindo depois também para PC.

Resolvi fazer essa lista para facilitar para quem quer conhecer mais esses mods, os quais são chamados de add-ons e possíveis de ser baixados diretamente no Menu Principal (Main Menu) do Doom Classic Port.

Pelo motivo acima, os links que estão sendo fornecidos na publicação servem mais para conhecer os mods ou para quem quer jogar os mods em outros engines que não o oficial da Bethesda (se ainda não ficou claro).

Sobre o Doom Classic Unity

Falando de forma bem breve sobre o Doom Classic Unity port, ele é disponibilizado nas lojas oficiais das plataformas citadas acima (PS4, Xbox One, Switch, iOS e Android). Para PC, o port pode ser obtido na loja da Bethesda ou na do Steam, onde vem junto com o Doom e Doom II clássicos. Uma facilidade do Doom Classic Unity é ao jogar os add-ons, bastando acessar o menu principal e mandar baixar o mod que você quiser.

Essa versão do Doom usa o Unity meramente para lidar com input e output, enquanto a renderização ainda é feita pelo motor Doom original. Ou seja, não é um remake. O é na realidade transformado em um DLL que é  carregado pelo shell do Unity para executar o jogo, o que permite simplificar bastante a portabilidade.

Os limites estáticos do engine foram aumentados, o que aumentou um pouco a sua compatibilidade com os mods já existentes, e seus bugs corrigidos caso a caso, conforme necessário para suportar os recursos adicionais introduzidos sem comprometer a compatibilidade da demo. Isso também significa que certos recursos novos, como mouselook, não são planejados e que certas limitações do engine original, como os problemas ao tentar carregar sprites, flats e texturas de arquivos diferentes, são mantidos. Ou seja, não é provável que tenhamos add-ons pro Doom Classic Unity port que não sejam razoavelmente vanillas…

Claro, você pode baixar os add-ons da lista e jogar no seu PC mesmo sem o port oficial e obter o mouselook e muito mais, além de combinar com vários outros. Basta clicar no link do mod desejado e procurar o download e informações sobre compatibilidade para ver o que precisa pra rodar.

Lista de add-ons

A nossa lista de add-ons para o port oficial da Bethesda foi atualizada pela última vez em 23/9/2020:

10. REKKR

Adicionado em: 22 de setembro de 2020 | Autor: Revae

O REKKR é uma conversão total do The Ultimate Doom vencedora do Cacoward 2018 desenvolvida pelo Revae ambientada num mundo brevemente inspirado na mitologia nórdica e celta que traz quatro episódios cheios de coisa nova e original. É muito bem feito.

Nas Notícias do Facínora 145, falei sobre o REKKR um pouco. Foi bem quando lançaram ele pro port:

Mais informações, vídeos e download do REKKR

9. Back to Saturn X 2: Tower in the Fountain of Sparks

Adicionado em: 14 de agosto de 2020 | Autor: Esselfortium

O Back to Saturn X 2: Tower in the Fountain of Sparks é uma conversão parcial do Doom II que apresenta um set de recursos próprios, como texturas, skyboxes e músicas, além de, claro, os mapas. É muito bem trabalhado e tem um estilo que lembra o Quake.

Fiz um vídeo também (Notícias do Facínora 142) quando lançaram o BTSX2 pro port da Bethesda:

Mais informações, vídeos e download do BTSX 2

8. Back to Saturn X E1: Get Out Of My Stations

Adicionado em: 25 de junho de 2020 | Autor: Esselfortium

O Back to Saturn X E1: Get Out Of My Stations foi o primeiro episódio do mod citado acima que segue a mesma linha e é também super bem feito, tanto que recebeu um Cacoward em 2013. Desenvolvido por Esselfortium, o BTX1 traz 27 novos mapas e um set de recursos originais.

Mais informações, vídeos e download do Back to Saturn X E1

7. Deathless

Adicionado em: 14 de maio de 2020 | Autor: James Paddock

O Deathless é um excelente megawad para o The Ultimate Doom do talentoso Jimmy que traz nada menos de 36 mapas originais feitos em nada mais que 9 dias.

No vídeo abaixo, que inclusive fez até um bom sucesso no nosso canal, joguei os dois primeiros mapas do Deathless com os mods The Space Pirate e o Bolognese Gore Mod:

Mais informações, vídeos e download do Deathless

6. No End in Sight

Adicionado em: 31 de março de 2020 | Autores: NaturalTvventy, Xaser Acheron e Christopher Lutz

O No End in Sight é um megawad para o The Ultimate Doom que traz 38 novos mapas e foi nomeado como um dos vencedores do Cacowards de 2017. A sua versão final 1.4 foi lançada em julho de 2019. 

O vídeo abaixo foi o que fiz em ocasião do lançamento do No End in Sight para o Doom Classic Unity:

Mais informações, vídeos e download do No End in Sight

5. Double Impact

Adicionado em: 13 de fevereiro de 2020 | Autores: RottKing e Ralphis

O Double Impact é um mapset para The Ultimate Doom que substitui todas as missões do primeiro episódio deste FPS. Ele também acabou sendo o quarto episódio da Phase 1 do Freedoom, com algumas pequenas modificações, e acabou ganhando um Cacoward em 2011.

No vídeo abaixo, o Notícias do Facínora 115, joguei a primeira fase do Double Impact em sua versão do Freedoom, enquanto falava sobre a disponibilização deste add-on pro port da Bethesda e outros assuntos:

Mais informações, vídeos e download do Double Impact

4. SIGIL

Adicionado em: 9 de janeiro de 2020 | Autor: John Romero

O SIGIL é o quinto episódio, mesmo que não oficial, do The Ultimate Doom feito por ninguém menos que o John Romero e lançado recentemente, em 2019. É um megawad que pode ser jogado tanto na campanha quanto em deathmatches muito bem feito e totalmente vanilla. É também relativamente desafiador.

Na primeira parte do vídeo abaixo, tem um vídeo onde jogo a primeira missão do SIGIL (E5M1) com o mod La Tailor Girl:

Mais informações, vídeos e download do SIGIL

3. No Rest for the Living

Adicionado em: 9 de janeiro de 2019 | Autor: Nerve Software

O No Rest for the Living é o pacote de nove mapas (8 normais e um secreto) para Doom II que é incluído no Doom 3: BFG Edition e formam um episódio para este game.

No vídeo abaixo, o 7º episódio da nossa série Gaming DooM, jogo e comento um pouco o No Rest for the Living:

Mais informações, vídeos e download do No Rest for the Living

2. The Plutonia Experiment

Adicionado em: 9 de janeiro de 2019 | Autores: Dario Casali & Milo Casali

O The Plutonia Experiment é um dos dois IWADs do Final Doom, sendo aquele cheio de Revenants, Heavy Weapon dudes, Arch-viles e outras coisas. Conta com 32 novos mapas (novos em relação ao Doom II originais, pois o Final Doom foi originalmente lançado em 1996).

O vídeo a seguir mostra o Dead Marine, um mod do Gifty, combinado com o Brother in Arms, do Arrowood, no primeiro mapa do The Plutonia Experiment:

Mais informações, vídeos e download do The Plutonia Experiment

1. TNT: Evilution

Adicionado em: 9 de janeiro de 2019 | Autores: Team TNT

O outro IWAD oficial do Final Doom é o TNT: Evilution. Traz mais 32 mapas e apresenta um setting mais tecnológico, com níveis semelhantes a construções reais, em comparação com Plutonia, cujo design tende mais para uma sensação de paisagem natural.

No vídeo abaixo, joguei o primeiro mapa do Evilution com o Ultra-Crispy e o Army of Darkness: A Simple Monster Mod:

Mais informações, vídeos e download do TNT Evilution

Bom, por enquanto é isso aí.

Na medida em que eles forem liberando mais add-ons, vou atualizando aqui.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!